sábado, 9 de março de 2013

O QUE SOMOS: CRISTÃOS OU MÍSTICOS?


O QUE SOMOS: CRISTÃOS OU MÍSTICOS?
Procuramos as igrejas assim como as pessoas procuram os terreiros, os santos  casamenteiros e os curandeiros.
Quando não estamos atrás da cura, estamos atrás de uma "benção": carro, casa, dinheiro, estabilidade financeira.
Damos o dízimo como se fosse um amuleto contra o devorador, ou fazemos jejuns como aquele que faz a reza do corpo fechado.
Aderimos a campanhas de sete dias por motivos e ambições diversas. Depois fazemos piadas e críticas aos trabalhos das cartomantes e tarólogas que trazem seu amor de volta em três dias.
QUAL É AFINAL O GRANDE PROPÓSITO DE DEUS DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO?
Que abramos as nossas bíblias aleatoriamente em busca da nossa sorte do dia, já que não -podemos ler o horóscopo?
Não meus queridos. Não sejamos místicos. sejamos verdadeiramente cristãos.
Na plenitude dos tempos, o verbo se fez carne. A palavra tantas vezes anunciada pelos profetas, finalmente se fez homem entre nós.
A multidão com seus pecados, problemas, doenças e necessidades do dia-a-dia almejava toca-lo, ouvir suas palavras e provar do poder de suas mãos.
Todos que o tocavam eram saciados. Ia-se embora a doença, e até a fome da multidão ele supria.
Era o próprio Deus entre nós.
Não era mais necessário banhar no tanque de Betezda, já que criam que um anjo movia suas águas de quando em quando e o privilegiado que se banhasse era curado.
O próprio Deus estava entre eles.
Onde Cristo se faz presente, todo mal tem que sair. Inclusive as tradições e as crendísses.
Ele provou isso ao bater de frente com os fariseus. Malditos líderes religiosos que deturbam e confundem o povo.
Mas o que realmente aquele povo queria? Cristo ou os benefícios que Ele promovia?
Estavam tão ansiosos com a solução de seus problemas que não entenderam o seu propósito ( o propósito de Deus).
Não entenderam a essência da vinda de Cristo.
Deus queria muito mais que matar a fome deles. Muito mais que cura-los. Muito mais que lhes trazer uma solução momentânea.
Afinal, o próprio Cristo não permaneceria muito tempo entre eles, nesse mundo perverso e passageiro.
O Cristo teria que retornar para sua glória.
Mas Ele nos deixou duas promessas que comprovavam o verdadeiro propósito de pai.
Uma das promessas era que não nos deixaria sozinhos. Enviaria o Consolador. entenda-se por consolar, o mesmo que confortar. Não apenas uma sensação. Mas a partir de uma presença real. Nos lembrando de toda a Palavra. ou seja, nos lembrando do propósito de Deus.
Por fim, a outra promessa.
"Vou preparar-vos lugar." Essa era a mensagem. A principal mensagem.
Para que tanta mística, quando entendemos que aqui (nesse mundo) é temporário.
Para que tantas pretensões por algo que há de se findar.
O povo não entendeu a mensagem. Assim como nós, queriam a solução aqui e agora.
Trocaram Cristo por Barrabás. E muitos deles, eram os mesmos que o seguiram para ver e usufruir dos seus milagres.
Nas nossas frustrações temos trocado Cristo por quem?
Temos trocado, ou talvez despercebidamente, temos afastado do genuíno evangelho por discursos místicos de prosperidade e curas.
Estão nos ensinando que cristão não pode ser pobre ou desprovido de bons recursos financeiros e nem doente.
Ensinam apenas que Abraão, Jó, Davi, Salomão, José e Daniel, ou  foram muito ricos ou que ocuparam posições de destaque.
Mas se esquecem que Abraão e Jó foram patriarcas. ou seja, tinham toda uma descendência que dependiam deles. Viviam debaixo da obediência e do sustento dos mesmos.
Para ser patriarca era necessário ter muitos bens, para arcar com tamanha despesa de tão grande família.
Mas nas nossas ambições "santas", queremos usufruir das riquezas sem as devidas obrigações.
Davi e Salomão eram reis. Então todo cristão tem que ser presidente da república?
E se almejamos tanto ser como José ou Daniel, será que estamos prontos para primeiro passar pelo estágio da humilhação, assim como José que foi vendido escravo? Ou Daniel que foi lançado na cova com leões famintos?
Nesse nosso misticismo de todo dia, preferimos ler as histórias dos heróis da fé ou os grandes feitos dos apóstolos, descrito em Atos e encher nossos templos de falsas esperanças milagrosas.
Preferimos dizer para os enfermos e os desiludidos financeiramente e sentimentalmente, que assim como Deus fez na vida desse ou daquele também o fará na vida de quem se converter.
Nos esquecemos que mesmo cheio do Espírito Santo, Paulo padeceu açoites e prisões.
João Batista foi friamente degolado.
Estêvão foi apedrejado até a morte enquanto pregava o evangelho.
Os apóstolos, em sua maioria, eram pescadores no árduo trabalho de lançar e puxar redes noites adentro.
E Lázaro que foi mendigo até a morte, e só descansou no seio de Abraão!
Pois bem, voltemos a promessa: "Vou preparar-vos lugar."
É nessa mensagem que temos que centrar nossas vidas. O verdadeiro e genuíno evangelho. A mensagem da redenção.
SOMOS PECADORES E NADA MERECEMOS
Mas Deus pela sua infinita graça... E realmente creio! Não nos criou para sermos pobres nem doentes.
Mas sob o efeito do pecado, sempre estaremos sujeitos aos malefícios desse mundo enquanto nele vivermos. Doenças, pobreza e problemas diversos.
Por isso, Cristo veio para nos resgatar e nos levar de volta a condição de quando o homem ainda não havia pecado. Tinha uma comunhão perfeita com Deus na eternidade.
Ai, sim!  Não haverá nenhum mal!
Aqui devemos esquecer o misticismo e sermos cristãos. em tudo agradecidos! Na alegria e na dor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário